quarta-feira, 9 de julho de 2014

O que realmente dá vergonha de ser brasileiro

Certamente é impossível que exista um brasileiro que não tenha visto ou saiba da nossa histórica e colossal derrota para a Alemanha por 7x1, evento que mexeu com todos nós. Nas redes sociais, por onde habitam gente como a gente, borbulharam comentários sobre o partida de futebol ocorrida no Mineirão. A maioria tendo como viés o humor, um jeito mais fácil de levar aquela humilhante derrota. Outras tendo como viés a crítica, muitas vezes feroz e revoltosa à atuação do futebol brasileiro, como se esta fosse a maior das nossas prioridades, ou mesmo uma prioridade. Em outros casos, críticas sociais mesmo ao Brasil e como se depois de 90 minutos nos lembrássemos que não estamos bem.

Uma manifestação de revolta me chamou mais a atenção. Foi publicada no Facebook por aquele delicinha do Nelson Carneiro (SuperPride e Põe Na Roda).  Lógico que ele fez isso para dizer que não concordava. Own, além de lindinho é inteligente. Mas vamos ao X da questão. 

Tudo bem, eu também não sou um cara nacionalista e de verdade se alguém me chamar assim estará me xingando. No entanto tenho bem claro comigo que é necessário existir um sentimento de nação no povo brasileiro, algo que supere eventos esportivos, principalmente a Copa do Mundo, e transborde para as outras questões, principalmente à nossa política e as coisas que decorrem dela.

É verdade, a derrota da Seleção Brasileira foi humilhante. Lendo algumas críticas de especialistas (especialista de verdade) em futebol uma coisa é possível concluir, a derrota do Brasil é uma consequência de problemas que superam o técnico escolhido, bem como a escalação e as táticas que ele estabeleceu. Sem querer ir muito além, resumidamente falta profissionalização do futebol brasileiro e sobra a crença que raça e paixão vai trazer a vitória, o Hexa. 

Porém nada me causa maior vergonha e baixa autoestima do que esse grupo de "compatriotas" queimando a nossa bandeira. Como assim? Aquele pano com figuras geométricas em verde, amarelo e azul representam todo um povo, história, valores e atributos e daí, porque uma empresa privada, que tão somente nos representa em um evento esportivo, perde a competição, um grupo de zés ruelas pode se achar no direito de por fogo no que representa um grupo de pessoas do qual elas também fazem parte e o lugar onde elas vivem. É como se tudo isso, futebol e nação brasileira, fosse uma coisa só ou como se bandeira representasse e apenas isso, o futebol.

Tal ato é uma exemplificação do imaginário que habita a mente de muitos brasileiros, que agora estão por aí esbravejando nas quilométricas filas do Bradesco, pontos de ônibus, padarias de esquinas ou mesmo nas redes sociais a vergonha de ser brasileiro porque o Brasil perdeu. É gente que às vezes vai fundamentar sua vergonha também nos nossos problemáticos serviços públicos, infraestrutura, crescimento econômico e política.
Mas tudo isso é bastante hipócrita, essas pessoas não possuem o direito de se sentirem envergonhadas. Na política, elas sequer se lembram em que votaram há dois anos. Nos serviços públicos, muitas sempre reclamaram e acham arruaceiros quem chegou a um ponto máximo de revolta que resolve protestar nas ruas. Enfim, são pessoas que nunca fizeram nada efetivamente para solucionar o que possa ser considerado realmente problema do nosso país. 

Sendo assim, é uma pena, uma hipocrisia e uma vergonha que o patriotismo brasileiro se limite em regra a Copa e ao resultado que a Seleção Brasileira obtenha na mesma.







Um comentário:

  1. Achei tbm de uma babaquice tamanha se queimar a bandeira. Numa análise superficial, quer dizer que se ama o país apenas quando somos um show no futebol, ganhamos todas e somos campeões?
    Tenho muito amor e respeito pelo meu país e as boas coisas que advém dele. O resto, vamos em frente!

    ResponderExcluir